sexta-feira, 15 de outubro de 2010


Quanto tempo será que se leva prá "curar" a dor da partida de um ente que muito amamos??
Li algumas coisas sobre esse assunto nos meus devaneios virtuais, e na maioria delas o diagnóstico é mais ou menos igual: de três a seis meses é o tempo considerado normal. Se depois de um ano o sofrimento persistir, passa a ser patologico.
Se eu entendi bem, passados 180 dias de ausência daqueles que amamos, o natural é que a gente comece a se interessar por outras coisas e deixe de sentir dor. Em 180 dias, no máximo, temos que chorar toda a perda, processar todo o pesar, racionalizar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Seis meses. É o prazo limite, se tivermos uma cabeça saudável. Li, compreendi, achei sensato e confortante, mas nada serviu pra mim, apenas cheguei a triste conclusão que faço parte da raça das patológicas.
Nas muitas vezes em que vivi um trauma de perda, eu extrapolei o prazo dado pelas matérias virtuais. Raras vezes me enfurnei em casa, nunca neguei o chamado da vida, fui à luta e segui vivendo, mas a dor era sempre minha companheira de jornada. Agora eu tenho vivido assim com a perda que tive a 15 dias atraz. Curto um luto branco, não aparece para os outros, mas é sagrado pra mim. Dura o tempo que eu permito.
Talvez fosse mais honesto dizer que até hoje sofro todas as minhas perdas. Isso parece doença porque a maioria das pessoas acha que sofrer significa encharcar travesseiros e fechar-se para sempre pra vida. Sofrer e ser feliz não precisam ser incompatíveis. No meu caso, não é. Devo ser uma pessoa privilegiada por isso, trago as emoções e a cabeça em ordem, mas não esqueço de nada nem de ninguém. Eu me lembro de tudo. Eu valorizo tudo. Eu reverencio todos os meus grandes momentos partilhados. Eu os reconheço como legítimos e insubstituíveis, e os homenageio com minha saudade. Choro quando as lagrimas brotam, dramatizo quando a emoção fala mais alto...e ai de quem me disser que isso tem data prá acabar!
Cada um vive de acordo com as suas conveniencias...e eu vivo como acho que tem que ser...eterno enquanto durar!
Saudade de todos que partiram ou sairam da minha vida. Estejam eles vivos ou mortos, a certeza de que um dia vamos nos encontrar, me torna mais serena e me da a paz que tanto preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário