100 MÁSCARAS...
"Toda vez que um psicopata comete uma atrocidade,
é posto no mesmo rol que os loucos.
Isso alimenta o preconceito.
Loucura e psicopatia são condições inversas.
Loucura é doença tratável.
Psicopatia é estrutura de personalidade e não tem tratamento.
A loucura implica um excesso de sentimento,
já a psicopatia é a ausência deles.
O psicopata é pura razão, o louco é pura emoção".

Na minha opinião a loucura é o melhor caminho...foi por ela que optei, de poucos sentimentos o mundo está farto, e personalidade desestruturada é o que não falta por aí.
Sentir a emoção é o prazer de viver....ser verdadeiro é o humano de ser.
Ser louco ou psicopata?
Ser louco por sentir emoção, ou talvez, louco por ser verdadeiro?
Um homem nunca está certo, do meio que propicia à vida.
A loucura do meu ser me faz agir como me sinto, a loucura do meu ser me faz verdadeira!
Prefiro ser um “maluco total”, do que ser um psicopata fingindo ser...
Assistindo a novela Caminho das Índias, comecei a me inteirar sobre esse assunto através de livros, internet, revistas, tendo em vista a duvida e hoje a certeza de já ter vivido e sido enganada por um Psicopata. Assim sendo, resolvi hoje no ultimo capitulo da novela postar minha triste experiência sobre o assunto.
Quando me envolvi com essa pessoa, estava frágil, isca fácil e presa boa nas mãos desse tipo de gente. Não sabia claro, que tinha convivido com um, porém, a novela me chamou atenção para o tema e nunca tinha lido nada sobre o assunto.
Vários textos descreveram com riqueza de detalhes as atitudes e personalidade de pessoas com esse desvio de comportamento.
Em conversa com uma amiga Psicóloga, ela me disse que no meio de quatro pessoas consideradas normais, uma carrega algum tipo dessa patologia....eu acredito que a psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia....rss
Confesso que isso me deixou preocupada, até que caí em mim e descobri que na minha casa só existe eu e a minha sombra (deixando de lado minha gata, muitas vezes mais racional que eu mesma).
Voltando ao tema: Psicopata não pode ter atenuante, é diferente do louco. A comparação é uma injustiça com o louco, eles não podem ser tratados como tal.Psicopatas são o que de mais temível e intrigante os descaminhos da mente humana podem produzir. Eles são eloquentes, charmosos, sedutores e capazes de impressionar e de cativar rapidamente. Parece bom? Somem-se a essas características insensibilidade, frieza, mentiras, uma brutal capacidade de manipulação e nenhum sentimento de culpa ao fazer o mal a quem quer que seja.
Confesso que isso me deixou preocupada, até que caí em mim e descobri que na minha casa só existe eu e a minha sombra (deixando de lado minha gata, muitas vezes mais racional que eu mesma).
Voltando ao tema: Psicopata não pode ter atenuante, é diferente do louco. A comparação é uma injustiça com o louco, eles não podem ser tratados como tal.Psicopatas são o que de mais temível e intrigante os descaminhos da mente humana podem produzir. Eles são eloquentes, charmosos, sedutores e capazes de impressionar e de cativar rapidamente. Parece bom? Somem-se a essas características insensibilidade, frieza, mentiras, uma brutal capacidade de manipulação e nenhum sentimento de culpa ao fazer o mal a quem quer que seja.
O desafio é reconhecê-los.
Sabem enganar e dizer exatamente o que se quer ouvir. "O leigo (como eu )normalmente só descobre depois que foi prejudicado".
A psicopatia não é exatamente um problema mental, é uma zona fronteiriça entre a sanidade e a loucura. Eles nunca perdem o senso da realidade. São pessoas de uma inteligência assustadora, mas incapazes de ter sentimentos altruístas, de sentir pena ou piedade e de se enquadrar nos padrões éticos e morais da sociedade em que vive. Sua motivação é a satisfação plena de seus desejos, mesmo que isso envolva família amigos e toda comunidade a que ele pertence.
São tão dissimulados que se comportam como cordeiros no seu dia a dia.
Nos dias atuais virou moda forjarem uma conversão ao protestantismo ou se entregarem a um Deus que eles nem sabem existir e vivem por detrás dessa mascara.
Hoje tenho pena de mim que sou Louca e tanto me envolvi, e o psicopata não tem nenhum laço de afetividade, já os "loucos" são afogados por esse excesso de afetividade.
Esse relacionamento acabou por causa desse falso "excesso de amor", essa pessoa que convivi, achava que pelo simples fato de estarmos juntos, ele tinha direito de posse sobre mim e poder de decidir o que eu deveria e como deveria fazer as coisas.Cheguei ate a descobrir que ele estava há tempos com outra e continuava comigo, acredito que somente por uma questão de conveniência, por que sentimentos eles não tem nem por eles próprios.
Foi difícil me livrar de tudo isso que estava vivendo. Foram tempos bem difíceis, onde passei por situações que espero que ninguém passe, ou se alguém passar que possa extrair de tudo isso um aprendizado para toda vida.
De tudo que assimilei nessa busca sobre o assunto, deixo a quem possa interessar, alguns tópicos que li e que me deram a certeza de que minha convivência com um deles foi real.
"1.Tendência para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer, vive em um mundo onde só ele pertence;
2.Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro;
3. Irritabilidade e agressividade, indicadas por agressões físicas, no transito, na rua onde tiver briga se envolvem, tudo em nome da própria covardia;
4.Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia;
5.Irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras;
6. Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado "inconscientemente" outras pessoas.
7. São frios, distantes, imperturbáveis, inconseqüentes, dissimulados, insensíveis, sem compaixão, cruéis, sem culpas ou remorsos, mentirosos natos, aproveitadores, teatrais, rígidos, metódicos, minuciosos, exploradores, perfeccionistas, controladores… e geralmente pela falta de carater, usam da "suposta" beleza para agir como agem.
8.Um ser humano que não consegue seguir as regras sociais e obedecer às leis. É superficial às emoções e ao afeto, e embora não nutra maiores sentimentos em relação a outros seres humanos, incluindo pais, filhos, irmãos, FAMÍLIA, eles tem noção da realidade — sabem muito bem o que estão fazendo. ‘‘O que ele tem é um transtorno de personalidade que interfere na sua conduta. Eles sabem que existem as leis e as regras sociais, mas não as considera importantes’’
9.São pessoas que agem somente em benefício próprio, não importando os meios utilizados para alcançar o seu objetivo. Além disso, são desprovidos do sentimento de culpa e dificilmente estabelecem laços afetivos com alguma pessoa — quando o fazem, é simplesmente por puro interesse.
10.Costumam ser egocêntricos, desonestos e indignos de confiança, com frequência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio, eles não sentem culpa, são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas.
11.Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.
12.Geralmente falam muito, expressam-se com encanto, têm respostas espertas e contam histórias — muito improváveis, mas convincentes — que lhes deixam em uma boa situação perante as pessoas. Não obstante, o observador atento vê que eles são muito superficiais e nada sinceros, como se estivessem lendo mecânicamente um texto.
13.Possuem uma auto-estima muito elevada, um grande narcisismo, um egocentrismo fora do comum e uma sensação onipresente de que tudo lhe é permitido, ou seja, sente-se o ‘centro do universo’ e se crê um ser superior regido por suas próprias normas. É compreensível que, com tal percepção de si mesmo, pareça diante do observador como altamente arrogante, dominante e muito seguro de tudo o que diz. Fica evidente que ele procura controlar os outros e parece incapaz de compreender que haja pessoas com opiniões diferentes das suas.É o próprio "rei"...o rei tardado, mas disso ele nada tem...é capaz de com apenas um olhar de indiferença notar a roupa que vc esta usando.
14.Mergulhado nesse mundo de superioridade, raramente se preocupa com problemas financeiros, legais ou pessoais que possa ter, pois acredita que são ‘dificuldades transitórias’, produtos da má sorte ou do azar de terceiros. Alguém assim não precisa envolver-se em metas realistas de longo prazo e, quando estabelece um objetivo, logo se vê que não tem as qualidades necessárias para alcançá-lo, nem sabe, na verdade, que é preciso fazer algo, ele de fato acredita que suas habilidades lhe permitirão conseguir qualquer coisa.
15.A convicção com a qual ele lhe conta a sua história vem acompanhada da crença de que o mundo se encontra dividido em dois grupos: os que ganham e os que perdem, de tal modo que lhe parece um absurdo não se aproveitar das fraquezas alheias.
15.A convicção com a qual ele lhe conta a sua história vem acompanhada da crença de que o mundo se encontra dividido em dois grupos: os que ganham e os que perdem, de tal modo que lhe parece um absurdo não se aproveitar das fraquezas alheias.
16.Ele está livre das alucinações e dos delírios que constituem os sintomas mais espetaculares da esquizofrenia. Sua aparente normalidade, sua ‘máscara de sanidade’, torna-o mais difícil de ser reconhecido e, logicamente, mais perigoso.
17.É inquestionável a habilidade que eles têm de se rodear de pessoas sem escrúpulos, que lhes facilitam realizar suas ambições.
18.Não demonstram remorso algum, nem vergonha, quando elabora uma situação que ao resto dos mortais causaria espanto.
19.Podem permanecer por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos. Em sua grande maioria, eles não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns, eles manipulam e passam por cima de qualquer pessoa para satisfazer seus próprios interesses.
“Por que, então — podemos perguntar —, uma pessoa assim se casa, por que decide ter uma família ou mesmo manter um relacionamento? As razões variam, evidentemente, mas em geral a resposta é que, quando decidiu casar-se ou ter filhos, naquele momento era uma escolha que servia a seus fins imediatos e acerca da qual não adquiriu nenhum tipo de responsabilidade."
Com tudo que me aconteceu, com todas as descobertas que dia após dia tenho feito e entre as varias coisas que aprendi, uma das mais importante foi entender que o amor não sufoca, não persegue, não machuca...o amor é um sentimento muito mais sublime que qualquer um, ele é o "top" da lista dos sentimentos, ele vibra pela sua felicidade independente do que ou no que ela consista, o amor acolhe, o amor cura... e o mais importante o amor liberta, liberta quem ama e quem é amado ...mas eu não estou aqui para falar desse sentimento...mas, pensando bem, o que eu tinha de mexer numa seara que não é a minha?
Influência dos personagens da novela??
Medo de cair novamente na mesma cilada?
Insegurança no envolvimento com terceiros?
O personagem Ivone (vivido por Leticia Sabatella) pelo menos passou todo o tempo da novela em hotéis “carésimos”, tomando champagne fina, passeando por Dubai, Índia e Brasil, sem falar no tutu da Globo, que embolsou mês, após mês.
Mas e eu?
Quem poderá me socorrer?
Talvez a Loucura, seja a melhor maneira de encarar a realidade.
Só me resta como consolo uma cartela do amigo de todas as horas difíceis: ele, o sempre presente Rivo (para os íntimos)kkkkkkkk, e Rivotril para os conhecidos, para me aliviar desta carga de idiota, pois quero ficar sempre atenta pra reconhecer a distancia esse tipo de pessoa quando cruzar o meu caminho, e na realidade pretendo continuar louca ate o fim dos meus dias...mas com a consciência tranquila e o coração transbordando de AMOR!
O resto fica por conta do Dr. Castanho.
Credo amiga, que loucura!
ResponderExcluirMas essas coisas só acontecem com gente como vc, que tem o coração tão grande, que faz tto bem a tta gente e que alem de tudo teve a coragem de expor, esclarecer e ensinar a ttos que passam por experiências iguais ou piores. Só almas puras como a sua tem essa postura e dignidade. Só Ele pode saber a razão dessas coisas.
Triste por vc, mas feliz por ter a certeza que vc há de superar tudo isso. Vc merece mto ser feliz e ter se livrado de tudo isso tb é uma benção.
Vc é gente amiga, e mto querida por todos que te rodeiam e conhecem sua essência e o seu jeito todo especial de ser.
To aqui ao seu lado sempre.
Que Deus te abençoe amiga linda.
Beijos nesse doce coração.
Te amo cada dia mais!
Nete
vazdasilvaperovaz@gmail.com Sabe amiga, lendo esta tua msgm fiquei pensando que nos encontramos(virtualmente),
ResponderExcluirpq mandei e-mails p/ outra simplesmulher q acabaram caindo na tua caixa.
Lembro q me questionaste, dizendo q gostavas dos conteúdos mas ñ sabias como eu
tinha chegado ao teu endereço.
Pois quero te dizer que perdi o contacto com a genérica,como a classificaste e hoje,
tenho certeza de q tudo foi uma dessas felizes coincidências q o destino nos proporciona.
Sou grato em te-la como amiga admiro teu talento e tua personalidade destemida.
Já identifiquei q temos diferenças de visão política, mas isto ñ faz q te admire menos.
Não acompanho novelas,um pouco por preconceito e tb por falta de disciplina, mas este
teu depoimento e grande sacada, até me deu uma idéia de q elas podem realmente ser úteis
a reflexões.
Cumprimentos pelo roteiro de identificação de um psicopata.
Achei muito didático e oportuno, como alerta aos incautos ...
Finalmente quero confraternizar com a nossa saudável loucura.
Kasyloko
Pois é amigo...acontece...e eu passei sim por tudo isso, e o que é pior, sem nada saber, gostei mto do dito cujo, digo gostar pq AMAR não é nada do que passei...mundo de mentiras, de traiçoes, de "sacanagens", doacão unilateral, isso não é amor...mas como dizem que o tal amor é cego, cega eu fiquei, mas Deus foi tto por mim, que me alertou a tempo de não fazer uma "loucura" maior...
ResponderExcluirMais uma vez obrigada por estar aqui presente e me incentivando com seus belos comentarios.
Bjos da Simples mas verdadeira Mulher...rss
Oi Marise, Tudo bem? Estou tentando escrever alguma coisa para vc no seu blog, mas não sei como é que faz. Bom, o importante é eu poder dizer a você que fiquei muito emocionada com o texto que você escreveu sobre a loucura e a psicopatia. Tô com você prefiro ser louca e poder amar a todos. Vi você bem claramente em certos trechos...só você sabe o que passou, mas tambem é quem sabe o quanto aprendeu com esta experiencia.Bom desejo tudo de bom para você.
ResponderExcluirMil beijos e muita amizade
Vivi
Adorei prima.
ResponderExcluirMosa
OLÁ, MARIZE.
ResponderExcluirLI SOBRE O PSICOPATA. REALMENTE A PESSOA FRAGILIZADA FICA VUNERÁVEL, MAS HÁ DE CONVIR QUE MESMO QUE ESTEJA EM EQUILÍBRIO, EXIGE CERTA PERSPICÁCIA PARA IDENTIFICÁ-LO(A), JÁ QUE SÃO EXCELENTES LUDIBRIADORES.
QUANTO A LOUCURA, TODOS TEMOS UM POUCO.....MAS QUE TODOS NÓS NOS DEIXEMOS NOS GUIAR POR ESTA QUE TENDES A TRILHAR.
MEUS ABRAÇOS!!!
adoreiiii!!!!
ResponderExcluirRealmente um assunto para ser divulgado. Se a Internet nos torna presas fáceis, que possamos também usá-la para combater e denunciar esses canalhas que cruelmente usurpam o que as mulheres têm de mais nobre: seu coração sensível. É preciso coragem para darmos nome e cara para que esses doente não façam mais vítimas. Acho que me envolvi com um, na pele de zen, epiritualista. Ainda nada confirmado, mas caso se confirme, voltarei para revelar sua identidade, com a mesmo despudor que uiliza para seduzir pessoas frágeis.
ResponderExcluirCompanheira, não és louca. Vivi uma situação semelhante à sua. Ao invés de Rivo, estou tomando bromazepam. Fui tachada de louca, de estar sempre errada, de nunca acreditar em nada. por muito tempo levei o remorso de estar fazendo tudo errado. Quando o médico bonito, inteligente, formado em NY, falando ingles e frances, tocando piano e com uma voz de estremecer o coração...tudo mentira! quando pego na mentira, chorava feito uma criança, dizendo que ninguém o compreendia. e por aí vai. Estou buscando forças para não enlouquecer de vez. Quem sabe podemos nos ajudar? meu e-mail anapaula_ufc@hotmail.com
ResponderExcluirMEU deus ja.me relacionei com um assim tambem ....e ele. Me deixou desconfiada de tudo e todos!hoje em dia vejo o quanto fui enganada!!
ResponderExcluir