ROMÂNTICOS...
Ouvindo a letra dessa musica de Vander Lee, pude observar o quanto ela toca no coração das pessoas quando as escutam, sejam elas crianças, jovens ou velhos...é fácil se perceber e acompanhar a vibração, o cantarolar, e a ênfase que é dada quando a estrofe "Romântico é uma espécie extinção" é cantada...
Será que o romantismo esta mesmo em extinção...não me refiro aqui ao movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII, mas a forma desse movimento e do espírito romântico que passou a designar toda uma visão do mundo centrada no indivíduo, onde os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo, marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
Praticamente todos os poemas românticos apresentam sentimentalismo já que essa escola literária é movida através da emoção, sendo as mais comuns a saudade, a tristeza e a desilusão.
Os poemas expressam o sentimento do poeta, suas emoções e são como o relato sobre uma vida.O romântico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos, e acredita que só sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivíduo.
Ai me vem a pergunta....
O QUE È SER ROMÂNTICO??
É ter um imaginário que sonha em amar e ser amado?
É não se contentar em ser amado pela metade ou somente um pouquinho?
É desenhar em qualquer lugar um coração e dentro dele escrever seu nome junto com o da pessoa amada?
É ver uma flor e sonhar em recebe-la?
É desejar capturar uma estrela e depositar aos pés do seu amor?
É ter poema na alma e a necessidade de ser amado por inteiro: aquele gostar iniciado de uma grande amizade que é o embrião do verdadeiro amor: construído com muita atenção, carinho em profusão, honestidade a toda prova e...lealdade imensurável?
É ter anseio de encontrar em seu caminho alguém que veja poesia em cada coisa que seu foco de visão alcançar?
É ter alguém que sinta prazer em sentar-se ao seu lado na areia de uma praia para contemplar um por do sol e acompanhar o vai e vem das ondas do mar?
É ter alguém, que sinta prazer em olhar nos nossos olhos e sob o comando do coração sussurrar: Eu te amo muito!
Seria isso ser romântico??
Parando para analisar a nossa sociedade, podemos observar que raro é o Homem (me refiro ao Homem, com inicial maiúscula, que pode ser utilizado para se referir ao ser humano de maneira geral, seja ele homem ou mulher), que não estão na ânsia da luta pela sobrevivência esquecendo de valores tão importantes numa relaçao, com detalhes que fazem uma diferença no dia a dia das pessoas que dividem uma vida a dois.
Isso me deixa triste e descrente da humanidade, porque de uma certa forma para nosso ego, a felicidade depende de momentos onde o romantismo esteja presente na relação.
Felizmente o romance não está apenas no amor: está em você reparar na natureza, na cidade, nas ruas, nas pessoas, a maneira como você vive, e como trata os outros, desde os amigos, até companheiros da jornada que você não mantêm uma convivência diária... está nos nossos atos e em nossas atitudes para com o nosso semelhante.
O romance é uma maneira de ver a vida por um olhar mais leve, mais livre, e muito mais gostoso, talvez seja isso, o amor por si próprio.
Não quero crer que ele esteja em extinção...acredito que todas as pessoas são românticas, umas apenas demonstram mais do que as outras, mas de qualquer maneira, está lá, guardado, no fundo do coração, um romance, esperando que a pessoa amada permita entrar na sua vida!
Segundo Fernando Pessoa, "O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formamos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o principio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida".
Baseada nessa definição, só me resta concluir que o "romântico Não é uma espécie em extinção", os Homens apenas esqueceram de exercitar essa pratica, esquecendo assim de ter a felicidade tão buscada mais tão próxima de nossas vidas!
Vamos resgatar essas atitudes sabendo que elas nos tornam e fazem as pessoas que amamos mais felizes...ofereçam flores, façam poesias, peçam perdão, passem a noite em claro, digam EU TE AMO sem sentir vergonha , mesmo que sozinhos, tentem dar mais valor ao por do sol, a uma lua cheia, a uma noite estrelada...enviem mensagens que falem desse Amor tão esquecido, e vamos ser mais felizes acreditando que a loucura faz parte da vida!
Sejamos poucos, sejamos loucos, sejamos populares, sejamos sem juízo...mas não deixemos desaparecer essa espécie!
Sejamos ROMÂNTICOS
AMO VOCÊ!
REALMENTE A VIDA É UMA DÁDIVA! LEMBRE-SE QUE SEU DIA SERÁ ESPECIAL SE VOCÊ ACREDITAR QUE TUDO QUE NOS RODEIA TRAMA OS MELHORES ACONTECIMENTOS, MESMO QUE AOS OLHARES PASSEM DESPERCEBIDOS PELOS SEUS SIGNIFICADOS.
ResponderExcluirA AMIZADE SEMPRE É UM ÓTIMO EXEMPLO.....QUANTAS PESSOAS QUE CONHECEMOS QUE SUPERARAM MOMENTOS DE TORRENTES E, ACREDITAM NA PRECIOSIDADE DA VIDA;
VOCÊ É UMA DELAS!
OBRIGADO POR ME AJUDAR A VALORIZAR OS MEUS MOMENTOS.
CARLOS
Oi Boa noite. Gostei muito e vi outros seus também
ResponderExcluirVoce sempre está a me surpreender....
Me agrada seu modo de se expressar.......as nuances.....o que está lá dentro de voce
Seus pensamentos, sonhos, devaneios e quiçá suas realidades
Abraços
José